Os módulos fotovoltaicos instalados captam luz e convertem esta luz em energia elétrica (Corrente Contínua). Essa energia convertida pelos módulos não é compatível com a energia que os equipamentos que possuímos em nossas residências/empresas. Desta forma, precisamos converter a Corrente Contínua em Corrente Alternada (nosso padrão de consumo) e utilizamos um equipamento chamado inversor para realizar tal função. Toda a energia que sai deste inversor é injetada na rede elétrica da instalação, se existir consumo no mesmo momento da geração a energia já é consumida dentro do local (autoconsumo ou simultaneidade), se a geração for maior que o consumo, a sobra de energia (créditos), vai para a rede da concessionária local.
O inversor fotovoltaico convencional não funciona de forma autônoma, pois ele precisa da rede da concessionária como referência para iniciar o funcionamento. Para contornar essa situação podemos usar um inversor híbrido com back-up de energia em baterias de lítio, é mais viável que o uso de geradores à diesel ou gasolina. Trabalhamos com a Linha híbrida da BYD e da Fronius.
É possível sim desde que algumas condições técnicas sejam respeitas. Primeiramente é necessário verificar se o inversor possui capacidade para ampliação. Se não, pode-se comprar outro sistema (placas, inversor, estruturas etc.) e adicionar ao sistema. Se o cliente desejar, pode comprar um inversor com mais folga para ampliação no futuro, sempre cuidar para que fique um MPPT para ampliação.
Sim, é possível. desde que a conta de energia elétrica esteja na mesma titularidade (CPF) e dentro da mesma área de atuação da concessionária de energia.
Os módulos possuem duas garantias, sendo que para defeitos de fabricação a garantia em geral é de no mínimo 12 anos e a garantia de eficiência que diz que após 25 anos da instalação do sistema os módulos devem gerar no mínimo 80% da geração inicial.
Os inversores que mais utilizamos que são da marca Fronius, BYD e Solar Edge, os dois primeiros possuem 10 anos de garantia e o modelo da Solar Edge 12 anos, podendo comprar extensão para 20 anos. Em média os inversores disponíveis no mercado possuem entre 5 e 10 anos de garantia. Inversores que utilizam a topologia de potência a nível de módulo tem de 12 a 25 anos de garantia, por exemplo Solar Edge e Apsystems.
A Rede Brasil Solar não oferece somente a limpeza dos módulos, oferecemos uma inspeção completa no sistema como um todo onde se encaixam limpeza dos módulos, revisão completa da estrutura de fixação, cabos, conectores, inversor, monitoramento Wi-Fi, dispositivos de proteção, entre outros. O custo desta inspeção varia conforme o tamanho do sistema e deve ser realizado em média uma vez por ano. Estas inspeções ficam registrar no manual do cliente de forma a manter as garantias de fábrica.
A vantagem é a segurança que o cliente vai ter o benefício que foi ofertado após a implementação do sistema. Temos diversos casos onde através do nosso acompanhamento da geração verificamos problemas que se não fossem rapidamente corrigidos a conta de energia elétrica destas clientes viria com o valor igual ou maior de antes da implementação do sistema.